segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Fórum Maré Alta - Debate Aberto

O "Fórum Maré Alta" de Março vai ser dedicado ao Debate Aberto sobre "Tradição e Sofrimento Animal". Estão tod@s convidad@s a aparecer e a dar a vossa opinião.

1 comentário:

Anónimo disse...

uma consideração sobre o gado bravo que se pega e com quem se luta. É o gado mais bem tratado de todo o gado no planeta, tirando as vacas de Mido/Kobe em Kansai no Japão que antes de provarem a morte são desde jovens, massajadas à mão com saké e banqueteadas com arroz integral, milho, cerveja e saké. O objectivo é o bife sair marmoreado e ter assim um sabor e aromas inconfundíveis, portanto o objectivo é o bife. O nosso gado bravo peninsular é criado e sempre foi, não para o bife, mas para a luta, que é um bocado mais nobre como propósito da criação de raças bravas em perigo de extinção, do que para simplesmente os morfar. Claro que a carcaça do animal depois de morto é aproveitada e é das carnes mais saborosas que existem, também. Não é para bifes por motivos óbvios da liberdade que desfrutam, mas faz assados e guisados do melhor.
No Japão já estão a planear que seja a raça da vaca de Kobe a primeira a entrar num circuito industrial de clonagem. No entanto lá, respeitam as tradições e posso garantir que nem todas serão da nossa aprovação linear, aqui, existem toiros e corridas à séculos, é coisa latina que inspira do minotauro grego, não foi inventada por uma geração de marialvas, é uma das nossas tradições latinas mais antigas. E o divertimento também era....e ainda é. Quanto à mortandade, nem se fala. Um mal não justifica outros, só que entre matadouros industriais, guerras e torturas de humanos, o gado bravo, sempre desfrutou de largueza, liberdade, mordomia e preservação. Não chegamos à via de lhes dar aguardente porque gostamos também muito dela e há pouca, além de que a nossa é de uva e não do vulgar arroz.
fernando nunes da silva