quarta-feira, novembro 11, 2009

Comunicado de Imprensa


O Núcleo concelhio do Bloco de Esquerda da Moita reuniu e analisou a situação social no Concelho e as realidades políticas resultantes das últimas eleições autárquicas. Verificou-se que, num Concelho onde o eleitorado vota maioritariamente à esquerda, o PCP traiu os eleitores de esquerda, optando por uma coligação com a direita PCP/CDU/PSD nas freguesias onde não teve maioria absoluta, contrariando aquilo que foi a intenção dos eleitores que, com o seu voto, já tinham afastado da Câmara Municipal o PSD.
Isto vem mostrar que efectivamente ao PCP/CDU apenas interessa a manutenção do poder pelo poder.

Sabemos de todas as manobras que foram feitas durante a campanha eleitoral, desde o anúncio da cedência de terreno à Santa Casa da Misericórdia para um hospital de cuidados continuados, à carta que esta instituição escreveu a todos os associados a agradecer à CDU a cedência, cedência que afinal apenas foi aprovada em sessão de câmara na passada semana, ao ofício do Tribunal de Contas a rejeitar as contas da autarquia de 2007 e a responsabilizar o Executivo por irregularidades (situação que tinha já merecido o voto contra dos eleitos do Bloco de Esquerda), mas que oportunamente chega no dia seguinte à eleição da câmara.
Continua da parte do Bloco a exigência de esclarecimentos sobre as consequências da rusga da Polícia Judiciária à sede do Concelho, a luta contra este projecto de PDM, o pedido de dados sobre todo o dinheiro já gasto na Caldeira da Moita, as dívidas já contraídas depois do último empréstimo de mais de 5 milhões de euros.
Mas o Bloco de Esquerda não vai neste mandato, tal como nos anteriores, limitar-se à denúncia, continuaremos a exigir a redução das taxas, nomeadamente a do IMI (antiga contribuição autárquica) que é, neste Concelho, uma das mais altas.
Iremos continuar a exigir que as famílias mais numerosas, tal como as mais pobres, tenham uma descriminação positiva nas taxas de água e saneamento.
Continuaremos a exigir um levantamento das referências existentes no nosso Concelho, sobre a cultura, os usos e costumes, sobre os modos de vida que constituem uma parte do nosso Património Cultural, que deve ser preservado através de um projecto museológico, abrangendo as salinas, a cortiça, os barcos e a zona rural.
Continuaremos a nossa luta pela construção de uma “Carta Verde” para o Concelho que constitua um contributo para a elaboração do Projecto de Desenvolvimento Sustentável, numa perspectiva ecológica e de maior qualidade de vida para a população que aqui vive.
Para além disso, entendemos que apesar da aliança PCP/CDU/PSD, em tempo de crise é obrigatória uma política social autárquica, mais do que as grandes obras, pois de Maio de 2008 a Maio de 2009 (últimos dados publicados) o desemprego no concelho aumentou 26%, passando de 2999 para 4086 desempregados, a maioria mulheres.
Infelizmente, foi visível na intervenção do Presidente reeleito a intenção de continuar a mesma política, política essa que vai contribuir ainda mais para transformar este Concelho num dormitório, com a aposta na especulação imobiliária, num Concelho onde 809 habitações não têm retrete, das quais 702 nem condições para tomar banho têm, mas onde existem 3152 casas vazias e com condições de habitabilidade.
Na eleição da Mesa da Assembleia Municipal, vimos a CDU (aqui ainda sem PSD) com apenas 13 eleitos eleger toda a mesa, afastando os 14 elementos da oposição, fruto da possibilidade legal de voto dos presidentes das Juntas de Freguesia ou seja, na mesa da Assembleia Municipal não está representada a maioria dos eleitores do concelho.
Para o Executivo da Câmara Municipal, a distribuição dos pelouros foi mais uma vez cozinhada e repartida entre os eleitos da CDU (5) que, contrariando o que criticam noutros concelhos, distribuíram entre si todos os pelouros, ficando vários vereadores com dois e mais pelouros, enquanto aos 4 da oposição não foi dada qualquer responsabilidade, que não seja a de semanalmente lá irem para votar e pouco mais.
Há anos que assim é e por isso que estamos no estado em que estamos.
Já o dissemos e repetimos, é nossa intenção tudo fazer para inverter a tendência negativa que o Concelho está a levar e fizemo-lo contra a CDU sozinha e vamos continuar a fazê-lo contra a CDU coligada com o PSD.

Moita, 6 de Novembro de 2009

Nucleo Concelhio da Moita do Bloco de Esquerda

Sem comentários: