quinta-feira, julho 21, 2005

Freguesia da MOITA

A nossa freguesia sofre de males comuns a outras freguesias do nosso concelho, mas gostaria de realçar alguns que poderiam, se resolvidos, melhorar a vida dos nossos conterrâneos.
Em termos ambientais e de lazer a recuperação da nossa caldeira seria de facto um importante marco no desenvolvimento e ao mesmo tempo um local para podermos usufruir um bem da natureza.
São poucas as localidades que se podem gabar de serem banhadas por um rio, mas por incúria dos homens tão mal tratado tem sido.
Desde a construção de um pseudo-dique até á continuação de armazem de esgotos, tudo tem contribuído para a degradação daquilo que em tempos quería ser um espelho de água.
É uma questão fundamental pela qual nos iremos bater com todas as nossas forças, não só por reconhecermos as vantagens em termos ambientais mas como tambem para um são convívio com a natureza, o preservar as nossas tradições culturais ligadas ao mar, o desenvolvimento do nosso tecido económico que teria um impulso com todas as actividades que daí resultariam, ajudando assim a criar novos postos de trabalho.

Eduardo Rocha

3 comentários:

Anónimo disse...

boas.
perto do carvoeiro (algarve), existe o sítio das fontes, resumindo , eles aproveitaram umas nascentes do rio, fizeram tipo uma piscina natural, onde andas a nadar ao lado dos peixes, aproveitaram 1 moinho de maré o kual se mantém activo, vendem a farinha dentro de uns sakinhos de lona e vendem para os turistas, a seguir ao moinho fizeram um circuito dee manutenção, um anfiteatro em pedra tipo antiga grécia, um parke de merendas onde cada um pode fazer os seus próprios xurrascos, e conviver com outras pessoas, e WCs é lógico.tudo isto ao longo do rio, se tiverem hipotese passem lá porke vale a pena. outro sítio k também está muito giro é alte, também no algarve mas no interior, aproveitaram a nascente do rio mas enkuanto o outro está em pedra este já está acimentado, depois à volta é k está td em pedra bancos, escadas jardins, até as paragens dos autocarros são em pedra, um sítio mt calmo de lazer, vae apena também ir lá para tirar algumas ideias ( e fazem uns safaris com uns jeeps) coisa tb se podia fazer na moita tipo guia turistico a conhecer pontos importantes do conselho tipo a mãe de água ou o poço mouro em alhos vedros entre muitos outros. ideias ñ faltam é preciso é por em prática, uma vez k temos uma estensão ribeirinha enorme.
abraço, até jazz.
rev.

Anónimo disse...

"estava perdido no deserto. procurei agua, encontrei petroleo. morri à sede...." (proverbio arabe)
meus caros, está tudo muito bem, a lista parece de confiança e o programa também. parece me, no entanto, que ha uma coisa que continua a nao ser prioridade para nenhum partido e que me parece fundamental. se nao querem a moita a esvair se lentamente, pq nao apostar na instalaçao de um polo universitario , ou politecnico, no concelho? traz gente (renovando se, continuamente), alguns deles fixeçar se ao na zona, aproxima o ensino superior das pessoas mais novas do concelho, e dara vida social e economica ao concelho...melhor do que construçao civil, com predios muito altos, shoppings ou coisas do genero. alem disso nao prejudica, pelo contrario..., a identidade cultural da moita e das suas gentes, pois nao?
nuno moura bras, jornalista, porto. ex residente na moita, ex candidato independente nas listas do BE nas ultimas autarquicas.

Anónimo disse...

Parece que, segundo o DaMoita, a Caldeira da Moita e o seu malfadado dique ficam na freguesia do Gaio-Rosário e não na Moita. Por isso se calhar temos de comer e calar, pois os burocratas logo hão-de dizer que não temos nada a ver com os problemas das outras terras ;-).
Se calhar, poder-se-ia começar por corrigir estas deficiências burocráticas, não?