terça-feira, outubro 20, 2009

Comunicado da Concelhia do Bloco de Esquerda da Moita

FECHOU-SE UM CICLO ELEITORAL, A LUTA DO BLOCO POR UM CONCELHO MELHOR CONTINUA


No passado dia 11 de Outubro, foi encerrado um Ciclo Eleitoral que culminou com a realização das Eleições Autárquicas 2009.
O Bloco de Esquerda entes de mais, quer endereçar as felicitações à força vencedora, a CDU.
Lembramos no entanto que, nestas Eleições Autárquicas o Bloco de Esquerda foi praticamente a única força no Concelho que cresceu, em votos e eleitos. Apesar disso temos que reconhecer que não atingimos os nossos objectivos, e esses eram tirar a maioria à CDU em todos os órgãos autárquicos, onde essa maioria se transformou em arrogância política.
O BE subiu a sua percentagem na votação, tendo atingido 11,60%, e passando a ocupar tranquilamente a 3ª posição no quadro política autárquica, no nosso Concelho.
Elegeu mais um autarca, tendo conseguido 2 autarcas na Freguesia da Moita, 2 autarcas na Freguesia de Alhos Vedros, 2 autarcas na Freguesia da Baixa da Banheira, 1 autarca na Freguesia. do Vale da Amoreira, 3 Deputados Municipais e 1 Vereador na Câmara Municipal.
Registamos como preocupante a elevada percentagem verificada na Abstenção, com mais de 51% de eleitores que não vão a votos, revelando um grande afastamento da vida do Poder Local, de um cada vez maior sector da população, isto tem uma causa e essa causa é o afastamento das decisões ou da procura de soluções, a que os cidadãos têm sido sujeitos durante os mais de 30 anos de mandato CDU.
A maioria absoluta conseguida pela CDU, não disfarça a perda de mais de 1500 votos, pouco prestigiante e muito significativo, para uma força que anunciava ir quase erradicar a oposição do município.
Com esta maioria os problemas do Concelho vão continuar, o chumbo das contas pelo Tribunal de Contas vai continuar, as dívidas que já ultrapassaram tudo o imaginável, mais de 26 milhões de euros vai continuar e com isso o Concelho vai estagnar mais 4 anos.

O BE irá desempenhar o seu papel como uma força da oposição activa, continuando a debater-se pela criação de mais postos de trabalho no Concelho, continuaremos a defender a preservação do Património Cultural, continuaremos a debater-nos pela requalificação da nossa zona ribeirinha assente num Projecto de Desenvolvimento Sustentável, iremos defender propostas para a requalificação dos núcleos urbanos envelhecidos, contrariando os interesses imobiliários e manteremos a nossa voz de apoio e incentivo ao Comércio Local.



Não desistiremos de exigir uma Revisão do PDM que respeite os interesses de todos os munícipes, de acordo com a realidade sócio económica, cultural e ambiental do nosso Concelho.


Não desistiremos que aqui como em outros concelhos, se comece a aplicar o princípio do Orçamento Participativo, para que o pouco dinheiro que sobra depois dos compromissos assumidos pela CDU em dívidas, seja aplicada da melhor maneira e não em projectos populistas e eleitoralistas.

O BE continuará a defender o trabalho de parceria, com o Associativismo, Escolas e Empresas, ou com os munícipes que o queiram fazer em nome individual, dando sentido ao princípio de JUNTAR FORÇAS PARA MUDAR O CONCELHO, para que haja mais cidadania e mais transparência na vida do poder local.

Nesta hora de balanço e reflexão, não podemos deixar de endereçar uma palavra de regozijo para todos aqueles que decidiram ir às urnas e exercer o seu dever cívico e principalmente para aqueles que votaram Bloco de Esquerda, todos aqueles que acreditaram no Projecto de Juntar Forças, contribuindo assim para contrariar as falsas promessas e a demagogia eleitoralista.

Concelhia BE - Moita

Sem comentários: